logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

André Eleutério: vamos ser humildes de espírito?

Acompanhe a série de textos devocionais do teólogo André Eleutério e inspire-se

Compartilhar:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3). Essa primeira qualidade nos indica um esvaziamento de nós para que na sequência da nossa caminhada espiritual sejamos cheios do Espírito Santo. “Da mesma forma, considerem-se mortos para o poder do pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6:11).

O sermão do monte é algo impossível de ser escalado sozinho. E isso requer reconhecer nossa necessidade de sermos ajudados por Deus, diferente do que o mundo nos incentiva, de sermos independentes, autoconfiante, etc. Podemos parecer justos aos olhos dos homens, mas a face de Deus as coisas podem ser diferentes.

“O Alto e Sublime, que vive na eternidade, o Santo diz: ´Habito nos lugares altos e santos, e também com os de espírito oprimido e humilde. Dou novo ânimo aos abatidos e coragem aos de coração arrependido.´" (Isaías 57:15).

Pedro era um ogro. Era confiante em si mesmo, era explosivo. Mas foi moldado pelo Espírito Santo. Sua personalidade essencial não mudou, mas se tornou humilde de espírito. “Senhor, retira-te de mim, pois sou pecador” (Lucas 5:8).

Assim também era Paulo, dotado de várias atribuições. E a cada dia era moldado nos moldes do Espírito Santo. E o maior exemplo de se esvaziar de si mesmo foi o próprio Jesus Cristo: Filipenses 2:5.

"Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. 6 Que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana,8. humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.9. Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes,10. para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra,11. e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai."

Mano ogro, se quisermos ser humildes de espírito, devemos voltar nossos olhos para Deus. Pois é de lá que vem nosso exemplo a ser seguido. Tem coisas que são dificílimas, mas necessárias. E somente com a nossa força não vai rolar. Devemos pedir ajuda para o Espírito Santo nesse processo de esvaziamentos do nosso eu. Só assim seremos cheios de Deus.