logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Animais merecem cuidados no calor

Compartilhar:

Que o verão é a época mais quente do ano e que as pessoas devem se cuidar para evitar problemas principalmente com a saúde, isso não é novidade para ninguém. Aliás, quem pode fazer isso, já o faz. Evita de pegar muito sol, bebe bastante líquido, entre tantas outras coisas. Mas, os cachorros também sofrem com o calor e também merecem atenção redobrada neste período.

Embora todos tenham problemas em função do calor, alguns cachorros enfrentam maior dificuldade. “As raças que têm bastante pelo e também que têm o focinho achatado, como boxers, bulldogs, lhasas apso e shitsus, têm mais dificuldade em respirar, por isso se sentem pior no verão. No caso dos peludos, a orientação é sempre procurar manter o pelo baixo, porque ajuda a refrescar”, explica a médica veterinária Gabriela De Bem Machado.

De acordo com ela, oferecer muita água ao animal é importante, no entanto, a temperatura não pode ser qualquer uma. “A água deve ser gelada, pois se for quente, o cachorro não irá beber”, afirma. “Quem sai para trabalhar e deixa o animal sozinho, a dica é colocar cubos de gelo junto, assim fica gelado por mais tempo”, ensina.

Outro ponto perceptível nesta época é de que os animais se alimentam menos. E conforme Gabriela, isto é normal no verão. “Assim como nós seres humanos, eles sentem bastante o calor e com isto, acabam comendo menos. Por isso eu sempre digo: quanto mais água, melhor para recompensar a pouca vontade que eles têm em comer”, afirma.

Outra questão enfatizada pela veterinária é com relação aos horários de passeios. Não é indicado das 10h às 16h. “Momentos em que o sol é mais intenso não são recomendados para realizar atividades. Passear pelas ruas e calçadas com o cachorro apenas antes do sol nascer ou então depois que ele se pôs, porque pode queimar as patas e também causar problemas neurológicos. Já se for à grama, até não há tanto problema. Mas se for a asfalto ou calçada, então não é recomendável”, coloca a profissional.

Nesta época do ano também é comum que o índice de doenças adquiridas pelo animal aumente, principalmente, na pele. “Então, se começar a observar que o cachorro está se coçando demais ou notar alguma mancha, procure logo um profissional para que não se torne um agravante”, comenta o médico veterinário Marcus Vinicius Back. “É muito bom manter os medicamentos antipulgas e anticarrapatos em dia, pois nesta época há uma incidência maior”, complementa.