logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Antiga Sami é transformada em centro comunitário no bairro Aurora

Espaço foi reformado e ampliado para atividades comunitárias

Compartilhar:

A Sociedade Amigos da Mineração de Içara (Sami) marcou gerações com eventos que movimentavam a comunidade. Agora, as memórias afetivas serão proporcionadas pelo uso comunitário. Ao todo, R$ 323 mil foram investidos na reforma e ampliação, dos quais R$ 70 mil de contrapartida do Município e o restante do Ministério do Esporte. O local passou para 755 metros quadrados de área construída.

“As condições estavam insalubres. Construímos novos banheiros, forro, pisos, azulejos, além de alterarmos o sistema elétrico, sistema contra incêndio, portas e janelas. Também fizemos um palco de concreto, ao invés de mantermos o de madeira, para ter maior resistência e durabilidade. Tudo foi preparado com muito carinho para os moradores”, detalha o secretário de Planejamento, Israel Rabelo.

“Era um antigo anseio dos moradores, que agora contam com um local adequado para eventos de lazer, confraternização e eventos sociais. Como eu sempre digo, os espaços públicos, quando bem conservados, são bem aproveitados pelas famílias. É uma grande alegria podermos homenagear alguém que tanto lutou pela Mineração, dando nome a esse importante espaço”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso (PL).

Antônio Mendes

Patrono do novo espaço, Marreco, como era conhecido, teve participação efetiva em questões políticas e sociais do município. Ele se destacou com a reivindicação para a implantação da rede de água no bairro Aurora, também foi co-fundador do Barão do Rio Branco e da Sami, onde ajudou na construção da sede. Era casado com a Idene Teixeira Mendes (in memoriam) e teve quatro filhos, dentre eles, a vereadora Silvia Mendes, a Marreca. Faleceu em 2022, aos 81 anos.