logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aos 106 anos, moradora de Içara protagoniza ensaio Janelas da Alma

Compartilhar:

Aos 106 anos, Escolástica da Silva Rosa ainda não tinha frequentado um salão de estética. Nem precisaria. Ela esbanja beleza com tanta vitalidade. A recepção que recebeu no Centro Cintia Almeida foi uma forma de repassar todo o carinho que cativou nos estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri. Além disso, cada detalhe foi pensado para preparar a alma dela ao ensaio fotográfico em que virou protagonista nesta quarta-feira, dia 27.

O dia de rainha de Escolástica foi acompanhado pelos seus súditos do nono ano, atualmente, empenhados no projeto Janelas da Alma. O roteiro incluiu a Casa de Repouso Sagrado Coração de Jesus em que reside com duas filhas, além de pontos turísticos da cidade junto ainda com a madrinha Geórgia Bolsoni Serafin. Todo o trabalho captado pelo fotógrafo Celso Pieri será exposto no próximo mês em alusão do Dia do Idoso [1 de outubro].

Ao todo, Dona Escolástica teve dez filhos. Dentre eles, coube a Margarida os cuidados. Mas sua mãe ainda ajuda nos afazeres da Casa de Repouso. Ela transforma camisetas doadas em pedaços de pano para o banho dos oito residentes, também confecciona vassouras e costura sem precisar utilizar óculos. Em meio à rotina iniciada diariamente às 5h ainda há espaço para as orações a Nossa Senhora Aparecida e o Sagrado Coração de Jesus.

Para chegar aos 106 anos, foi preciso enfrentar um problema cardíaco e até um acidente vascular encefálico. Mas as adversidades não mudaram um costume bem antigo: a produção do próprio cigarro com fumo de corda. Os cuidados atualmente com a saúde são com a alimentação e a hidratação constante. O andar permanece vagaroso, mas firme junto com a muleta. Por ora, a principal dificuldade é com a audição.

“Já trabalhamos com garis e mulheres que enfrentaram o câncer. Desta vez o resultado foi diferente, pois é uma realidade que chegará a todos. O projeto impactou também nas famílias. Algumas nos procuraram para saber como ajudar. Vamos ter uma competição de basquete na escola e toda a arrecadação de alimentos será destinada à casa de repouso”, coloca a professora de Artes, coordenadora do projeto Janelas da Alma, Gabriela Luciano Fernandes.