logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aos 58 anos, falece José Carlos Librelato

Compartilhar:

A luta de José Carlos Librelato findou neste domingo, dia 15. Aos 58 anos, o empresário e vice-prefeito de Orleans faleceu acometido por um câncer no cérebro. Em busca da recuperação ele já havia passado por três cirurgias. Após algumas delas chegou a voltar ao trabalho. No entanto os cuidados com a saúde o afastaram dos negócios repetidas vezes. O sepultamento acontecerá às 16h30 em Orleans.

Lussa era presidente do conselho curador da Febave, presidente da Fundação Hospitalar Santa Otília e membro do conselho fiscal da Anfir. No currículo teve ainda a passagem pela direção de Futebol do Criciúma Esporte Clube. Foi também o fundador presidente da Librelato Implementos Rodoviários.

Já aos oito anos, ajudava os pais com a venda de leite nas redondezas. Com a ida do irmão para o Exército, assumiu com o pai então o comando da serralheria e também do engenho de mandioca movido à água que tinham em Orleans. Aos 13 anos, começou a dirigir o caminhão da família para ir ao banco e criou dessa forma o vínculo com o ramo em que o faria mais tarde um empreendedor de destaque na Região Carbonífera.

Com a escassez de água, foi preciso se mudar para onde já havia energia elétrica. A ideia de diversificar os negócios foi uma consequência. Logo começou o investimento nas carrocerias de caminhões. A produção em 1964 acontecia limitada a uma unidade por mês. Junto com os irmãos, adquiriu uma companhia de plástico, uma ceramista e uma indústria de caçambas para aumentar a capacidade da fábrica. A empresa familiar cresceu. Mas ainda mantém a sede em Orleans. O parque fabril é completado por unidades em Criciúma, Capivari de Baixo e Içara.