logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Após dois anos de espera, mulheres saem da fila de histerectomia

Programa Zera Fila entregou 108 autorizações entre tomografias e histerectomia na manhã desta quinta-feira, dia 23

Compartilhar:

O programa Zera Fila fez a entrega de mais 108 procedimentos na manhã desta quinta-feira, dia 23. Foram 78 tomografias computadorizadas e 30 cirurgias de retirada total ou parcial do útero (histerectomia), além da remoção de anexos, como ovários e tubas uterinas (anexectomia). Conforme divulgado pelo Município, algumas mulheres aguardavam na fila há mais de dois anos para a realização dessa cirurgia, com custo de até R$ 7 mil.

Os procedimentos serão realizados no Hospital São Donato. Como o projeto prevê rota única, ou seja, ausência de burocracia nos agendamentos, as mulheres já estão com as autorizações em mãos e as consultas agendadas no ambulatório de especialidades da unidade hospitalar. Quanto às tomografias, as autorizações 78 entregues parte de um pacote de 300 que serão distribuídas ainda nos próximos dias.

“Conheço mulheres que estão sangrando em fluxo contínuo há meses. Não é possível em pleno século 21 que tenhamos esse tipo de espera assim”, avalia a prefeita Dalvania Cardoso (PP). “Para poder realizar os procedimentos e tirar as pessoas da fila de espera, o município compra os procedimentos com recursos próprios e aumenta a oferta acima do que é realizado pelo SUS", explica.