logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aprenda a dizer mais Não

Compartilhar:

O NÃO é uma palavrinha pequena, mas com grande importância. É capaz de mudar destinos, de dar um basta, de impor limites, negar situações, às vezes até evitar problemas seríssimos. Mas a falta do não pode também ser a causa de muitos problemas ou sintoma de um problema que já existe. Embora pareça simples dizer “Não” para algumas pessoas, nem sempre é fácil e às vezes é impossível.

Muitas pessoas vivem prejudicadas emocionalmente, financeiramente e em alguns casos até fisicamente pela gritante dificuldade de dizer não. Vamos imaginar que você não consegue dizer não a comida. Certamente a obesidade te espera. No caso das compras, as dívidas são consequências que provavelmente terá que arcar. Como dizer não se a melhor amiga pediu para buscá-la e você não pode?

É muito importante lembrar que quando dizemos não a alguém trazemos a tona o senso de realidade e limites. Mas então qual é o motivo dificuldade de dizer não? Será que dizer não significaria perder o título de boazinha? Não necessariamente, dizer sim pra tudo não é sinônimo de bondade, mas na maioria das vezes essa dificuldade é decorrente da baixa estima, timidez ou a incapacidade de aceitar as próprias limitações e impor limites.

Muitas pessoas não dizem não por medo de se colocarem em primeiro lugar e se sentirem culpadas em não agradar o outro. Elas acreditam que para serem amadas não podem se posicionar de forma contrária nem colocar limites nas relações.


Dicas para vencer a dificuldade

Trabalhe sua timidez, experimente expor suas ideias e motivos.
Não tenha medo da rejeição; Aceite-se;
Não busque elogios e reconhecimento externo, valorize a si mesmo;
Confie em si mesmo e respeite seus limites;
Liberte-se do hábito de se comparar com outras pessoas,
Evite a competitividade em excesso;
Aprenda a lidar com críticas;
Acredite que você é capaz;
Avalie o que realmente te faz bem;
Não seja tão perfeccionista e exigente consigo mesmo;
Aprenda a reconhecer as próprias vitórias, limites e principalmente seus direitos;
Lembre-se que é impossível agradar a todos.