Canal Içara

Canal Içara

12 de novembro de 2019 - 12:11
Cotidiano »
Artigo ambiental elaborado em escola de Içara será apresentado na Tailândia
29/08/2019 às 14:43 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
O modelo formal da educação com alunos copiando e tirando as dúvidas para depois serem avaliados não se aplica em toda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri. O método tradicional foi alterado com os alunos do sexto ano. O trabalho do professor de Ciências da rede municipal, Ismael Dagostin Gomes, resultou no artigo “Ensino de Biomas e Educação Ambiental: Um Relato de Atividades do Sexto Ano” selecionado para apresentação no Congresso Mundial de Educação Ambiental que ocorre de 3 a 7 de novembro, em Bangkok, na Tailândia.

Esta será a quarta vez que educador estará no evento, no entanto, essa oportunidade conta com o envolvimento dos alunos içarenses. “A apresentação do artigo será feita de maneira oral, o que para efeitos de publicação a questão oral tem um peso maior para o currículo do que, por exemplo, a apresentação em formato de pôster, pois esse modo exige apenas o envio de um resumo, já o artigo é mais completo”, explicou Ismael.

Conforme o professor, a participação no evento traz a oportunidade de contato com professores e pesquisadores do mundo, o que proporciona a troca de experiências e desenvolvimentos de novas práticas ambientais. “Temos uma grande expectativa de observar como outros países estão se preparando e de que forma que o ecossistema está sendo preservado em outros lugares e isso nos auxilia no sentido de aplicarmos com novas turmas”, aponta.

Um dos alunos envolvidos no desenvolvimento do projeto inscrito no evento, Guilherme Comin Cardozo, ressalta que foi uma experiência muito válida pela questão prática e o envolvimento com meio ambiente conhecendo um pouco mais sobre os biomas brasileiros. “Sair um pouco da rotina de teoria e participar de forma mais dinâmica nos trouxe uma grande satisfação, inclusive por saber que colaboramos para que nosso projeto num evento mundial”, comenta.

“A tecnologia está presente no dia a dia dos nossos alunos, com um sistema que oportuniza que cada vez eles aprendam mais. Ficamos orgulhosos em ver mais essa conquista e parabenizamos o professor Ismael pela iniciativa”, indica a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni. Organizado pela Rede Mundial de Educação Ambiental, o Congresso Mundial de Educação Ambiental deverá reunir entre 2,5 mil e 4 mil participantes.
Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas