logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Avós em crônica: por trás dos bastidores

Compartilhar:

Tenho visto tantas mães (avós) ajudarem cuidar dos netos. São guerreiras que depois de terem cuidado de seus filhos ainda se dedicam a ajudarem cuidar dos netos. Algumas deixam o conforto de estarem vivendo suas vidas, seria o tempo de descanso, mas por amor, elas sempre estão ao lado das filhas e dos netos, jornada de trabalho que deveria ter sido encerrada, mas o amor não as deixa encerrar.

Quando outra filha (o) precisa de ajuda para cuidar de outros netos, lá está ela pronta para ajudar cuidar, cozinhar com todo amor e carinho. Ah, esse amor faz toda diferença por trás dos bastidores da filha ou nora lutadora. Muito perto delas estão as avós.

Sim nesses bastidores que ninguém vê, pois suas filhas ou noras lutam pelo sustento das crianças todos os dias, trabalham sim, e muito, fazem diferença, mas se não fossem as avós guerreiras tudo seria mais difícil. Essas mulheres se fazem de fortes, cansam, mas silenciam esse cansaço. Amam estar com filhos e netos, cozinhar fazer coisas que as crianças gostem.

Às vezes deixam de sair para fazerem as atividades de casa. Ensinam os netos valores para a vida, serem honestos terem um trabalho digno seja onde for. Elogios nem sempre recebem, pois estão por trás das cortinas, muitos não sabem que para funcionar o local de trabalho seja ele no artesanato ou outra atividade de sua filha ou nora; estão às avós que ajudam a tornar esse trabalho possível.

Bastidores que muitos dias mostram rostos cansados sem dizer uma só palavra. Disfarçam as dores no seu corpo frágil, pois sabem que precisam seguir lutando e transformando vidas que amam muito. Essas mulheres guerreiras não têm tempo de mostrar fraqueza apenas veremos o lado forte, lutador.

Cada vez que olharmos uma história de sucesso saberemos que nos bastidores tem muitas mulheres de garra, que deixam seu mundo privado para fazer um mundo melhor pela sua família. Que cada um de nós possa valorizar essas mulheres guerreiras, que nos ajudam a cuidar de nossos filhos com tanto amor, sem elas seria impossível muitos de nossos trabalhos.

Conheço algumas mulheres por trás dos bastidores e uma delas se chama Adelir Conti Silva, a qual minhas filhas chamam de vó Delir, afetuosa amorosa, muitas vezes esteve nos bastidores das minhas entrevistas do grupo de apoio à adoção de Içara (@geaai.icara) entre outras vezes que precisei de alguém nos bastidores. Dedico a vó Adelir e a tantas outras mulheres que estão nos bastidores da vida.