logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: A espiritualidade no equilíbrio emocional, físico e mental

Espiritualidade não é sinônimo de religião, porém, independente das crenças, estão relacionadas

Compartilhar:

As pessoas estão cada vez mais em busca da espiritualidade para encontrar um sentindo na própria existência e, a partir disso, criar uma nova perspectiva na sua vida. É comum as pessoas confundirem a espiritualidade com a religiosidade como se fossem sinônimos, mas cada uma delas tem características diferentes, porém, independente das crenças, estão relacionadas.

A espiritualidade é uma busca de autoconhecimento em que está relacionada com o significado de sua existência e da razão de viver, ou seja, a espiritualidade é uma busca de respostas para as questões existenciais, portanto, não depende de práticas religiosas. Religião é uma entidade de pessoas que possuem a mesma crença.

A aproximação e a vivência da espiritualidade são aspectos importantes para a contribuição na qualidade de vida e da saúde, sendo algumas delas; bem-estar emocional, resiliência (superação através das dificuldades enfrentadas), habilidades para enfrentar os problemas, permitindo sentir mais motivado e disposto, melhora o estado de equilíbrio, previne a depressão, diminui a ansiedade e tem efeitos positivos no tratamento de crises traumáticas.

A espiritualidade pode contribuir com a Psicologia porque é considerada como uma das dimensões da qualidade de vida. O psicólogo, segundo o Código de Ética, não pode interferir nas ideologias religiosas e espirituais do paciente, no entanto, pode ser um mediador na busca pela transcendência através do autoconhecimento. Com a psicoterapia aliada à espiritualidade, o paciente consegue com mais facilidade conquistar um equilíbrio saudável entre a saúde emocional, física e mental.