logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: Dependência digital e os impactos do uso excessivo da Internet

A dependência digital pode causar irritabilidade, depressão, ansiedade, impaciência, má qualidade de sono, agressividade entre outros sintomas

Compartilhar:

Com o avanço tecnológico vieram vários benefícios e melhorias, mas também surgiram as consequências e uma delas é a busca constante de estar conectado na Internet. E a dependência digital está cada vez mais presente.

Importante ressaltar que o uso da Internet oferece vários benefícios, porém o uso tem que ser moderado, com consciência e equilíbrio. Infelizmente, diante da situação delicada em que estamos vivendo, o cuidado deve ser redobrado já que o convívio social está restrito.

As pessoas que são dependentes não conseguem equilibrar sua vida real e social com o virtual. Elas deixam de fazer contato com os amigos e familiares, deixa de fazer suas tarefas diárias para ficar no celular, computador ou videogame.

A dependência digital pode causar isolamento, irritabilidade, depressão, ansiedade, impaciência, má qualidade de sono, solidão, baixa autoestima, agressividade entre outros sintomas negativos. O uso compulsivo pode afetar outras áreas da vida do individuo.

Pesquisas apontam que as crianças e os adolescentes pertencem ao grupo mais afetado. O uso excessivo tem sido uma reclamação recorrente dos pais e uma das formas de evitar essa dependência digital é colocar o computador ou videogame em um local em que os pais possam monitorar o tempo e determinar horários para o uso, negociando regras e limites.

Outras formas para prevenir que é útil para todas as idades é respeitar os horários das refeições (deixar o celular se for possível em outro cômodo para evitar pausas), definir horário de uso diário para ficar online e o mais importante é avaliar como está sua relação com o celular.