logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: o que é fobia social?

Os sintomas podem ocorrer de diferentes formas, depende de cada pessoa e do estágio de fobia.

Compartilhar:

Fobia social é um distúrbio psicológico onde a pessoa sente medo de maneira irracional e extremo de estar entre outras pessoas, é facilmente confundido com timidez, porém a diferença entre a timidez e a fobia social é que a timidez consegue ter uma vida social apesar da insegurança. A maioria das pessoas que sofrem com esse problema acaba se conformando e não procura ajuda para superá-lo.

Os sintomas podem ocorrer de diferentes formas, depende de cada pessoa e do estágio de fobia, lembrando que os sintomas não ocorrem ao mesmo tempo e existem pessoas que pode ter fobia, porém com maior ou menor esforço conseguem ter um relacionamento social.

Uma das manifestações mais intensas de quem sofre fobia social é a crise de ansiedade diante o contato com outras pessoas até mesmo familiar. Os sentimentos que afloram nesse momento é a insegurança intensa deixando a pessoa ansiosa, medo de ser julgado, medo de ser humilhado porque se sente uma pessoa “fraca” e sente medo de ser criticado, evita situações sociais, é passivo, tem a voz baixa, tem dificuldades para falar, faz movimentos repetitivos e tem tiques.

Em algumas pessoas os sintomas físicos são mais aparentes como a taquicardia, tremor, sudorese, enjoo, náuseas, necessidade constante de ir ao banheiro quando estão no meio social, mãos frias e boca seca. Em outros casos os sintomas cognitivos como a baixa autoestima, vergonha extrema, tristeza, solidão, depressão e ansiedade são bem evidentes.

Não existe um motivo aparente pelo qual a fobia social desencadeia, mas existem algumas possíveis causas sendo elas: uma experiência negativa, nervosismo, ansiedade exacerbada, medo intenso das pessoas ou até mesmo doenças físicas. Diante essas situações a pessoa não consegue desenvolver seu lado profissional e pessoal porque tem medo de expor suas idéias e que não se sente suficientemente bom.

Para lidar com a fobia social é necessário aceitar que é um problema e que pode trazer muitos prejuízos. A ajuda profissional é muito importante nesse processo de aceitação, aprendizado, como lidar e vencer a fobia, porém existem algumas atitudes no dia a dia que contribui com a melhora dos sintomas, como:
• Acreditar em si mesmo;
• Acreditar no seu potencial;
• Ter pensamentos positivos;
• Evitar auto cobrança;
• Aceitar elogios
• Fazer exercícios físicos;
• Reconhecer suas qualidades;
• Enfrentar o medo gradativamente;
• Fazer cursos tipo Oratória para exercitar a fala mediante as pessoas;
• Evitar pessoas críticas e negativas;
• Sair da rotina.
Infelizmente as dores psicológicas nem sempre são entendidas e são tratadas da maneira correta.