logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: Os benefícios dos animais de estimação para a saúde

Terapia Assistida por Animais utiliza principalmente cães, gatos e os cavalos

Compartilhar:

Existem várias pesquisas comprovadas cientificamente que os animais de estimação oferecem vários benefícios para a saúde! Alguns hospitais utilizam como abordagem a Terapia Assistida por Animais, conhecida como a TAA. Ou seja, é um método alternativo para melhorar a saúde física, social, emocional e as funções cognitivas dos pacientes. Os animais são utilizados como mediadores entre os profissionais e os pacientes. Normalmente estão envolvidos na TAA os cães, gatos e os cavalos.

Influenciam na autoestima
Os animais criam laços de carinho, fazendo que a pessoa tenha outra forma de lidar consigo mesmo e começando se gostar;

Combate a depressão e outros transtornos
Os animais são ótimas companhias, oferecem a sensação de segurança e afeto.

Diminuem o estresse e a ansiedade
Os sintomas comuns de ambos são relacionados ao isolamento, falta de iniciativa, perda de amor próprio e os animais estimulam estar numa relação de carinho e afeto.

Criam uma rotina
Ajudam as pessoas que possuem problemas com tarefas e disciplinas, porque os pets tem a necessidade de ter uma rotina de passeio e tempo para as brincadeiras.

Senso de responsabilidade
Ter um animal exige responsabilidades, já que ele é dependente dos seus tutores, como a alimentação, cuidados de higiene e saúde.

Oferecem sensação de bem-estar
Os animais por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e genuína, trazem essa sensação.