logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: Por que o autocuidado é tão importante?

Você sabe o que é autocuidado?

Compartilhar:

Em meio à correria do dia a dia com o trabalho, família ou estudo esquecemo-nos de dedicar um tempo de qualidade para nós mesmos, consequentemente gerando um estresse, exaustão mental, falta de motivação, ansiedade e até mesmo a depressão.

Geralmente as mulheres são mais prejudicadas, pois vive uma vida dupla ou tripla, principalmente agora na pandemia, por que além do trabalho, cuidam da casa e ajudam os filhos nas tarefas de casa. Mas o autocuidado deve se estender também ao homem.

O cuidado com saúde mental, emocional e físico se tornaram primordiais para melhorar a qualidade de vida. Autoestima e a autoconfiança estão relacionadas ao autocuidado, porque se não cuidamos de nós mesmos, não conseguimos cuidar dos outros.

Os nossos pensamentos se tornam o nosso maior inimigo, pois acaba nos limitando e na maioria do tempo pensamos que sem nós nos empenharmos em determinadas atividades elas não vão ser efetuadas ou finalizadas.

Para algumas pessoas se desligarem de algumas atividades rotineiras se torna uma tarefa muito difícil, mas separar um tempo para esse cuidado depende somente de nós mesmos como nos organizamos. Lembre-se que se você separar um tempo no seu dia a dia para se cuidar, sua rotina vai ser prejudicada.

Além de você, as pessoas que estão ao seu redor vão agradecer, porque através do autocuidado você vai se sentir mais calmo, consequentemente o humor vai melhorar significativamente, melhora a autoestima e a autoconfiança.

Mantenha o autocuidado:
• Emocional: Não temos como controlar os sentimentos bons ou ruins, o que diferencia é a forma como comportamos diante as situações. Por exemplo: seja honesto com os seus sentimentos, reserve um tempo para reconhecer o que não está funcionando, aceite suas emoções sem se julgar e se permita chorar e que isso não te tornará fraco;
• Físico: Cuidados com corpo, a atividade física melhora o bem-estar para liberar o estresse;
• Espiritual: a prática de espiritualidade é um dos benefícios, pois ajuda ter conforto e entender mais sobre o sentido das coisas;
• Social: nós somos seres sociais e a socialização trás um impacto positivo na nossa saúde mental, emocional e física. Escolhendo pessoas que nos fazem bem, contribui muito para o autocuidado.
Para a prática do autocuidado, deve-se colocar em primeiro lugar ser gentil consigo mesmo e fazer atividades que propiciem sentimentos bons, que se encaixam nas nossas vidas e os valores que cabem no seu orçamento.