logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bernardo Junkes é eternizado em bronze

Compartilhar:

Padre Bernardo Junkes agora está eternizado em 400kg de concreto e bronze para que todos aqueles que o conheceram mantenham o legado construído pelo ex-pároco de Içara entre as próximas gerações. "Ele era uma pessoa muito atenciosa. Sempre que participava das festas juninas do colégio era rodeado de crianças. Eu era uma delas. Foi ele que me crismou e também fez o batismo do meu primeiro filho. Sempre lembrarei com muito carinho", garante Rosane Alano.

A imagem em frente da igreja matriz da Paróquia São Donato foi inaugurada pelo padre Silvestre Junkes neste domingo, dia 27. “Era uma pessoa muito preocupada com a saúde do povo”, lembra o irmão, de 89 anos, ao estender a benção da estátua de 1,8m também ao Hospital São Donato, além da Paróquia São Miguel de Vila Nova. O ato desta noite abriu a missa de Páscoa presidida pelo pároco Antônio Vander da Silva.

Bernardo foi responsável pelos traços da matriz, anteriormente, de entradas triangulares. Também atuou na fundação do hospital de Içara e lutou para que o prédio da igreja posteriormente denominada de Casa da Cultura não fosse demolido. Dos 50 anos de servidão a Deus, 34 ocorreram na Paróquia São Donato. Foram 6.545 casamentos e 26.955 batizados desde 1956. Ele faleceu aos 79 anos devido a um acidente vascular cerebral no dia 3 de junho de 2001.

Confira mais imagens