logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bike: uma crônica infantil de Naila Depiere Cândido

Compartilhar:

Esse ano participei juntamente com minhas filhas do XIX Concurso Literária da Academia Criciumense de letras - edição 2019. Fui classificada com dois terceiros lugares na categoria crônica. Minha filha, Naiane, de seis anos, vai receber uma menção honrosa na categoria poesia. Naila, de 10 anos, foi classificada em primeiro lugar na categoria crônica e também receberá uma menção honrosa pelo terceiro lugar. Ambas são alunas da EMEB Figueira, uma escola municipal de educação básica de Jacinto Machado. Na minha coluna de hoje postarei a crônica de Naila Depiere Cândido, vencedora do concurso na categoria infantil.


Bike

Adoro andar de bicicleta quando chego à escola passo no bar perto da escola, compro normalmente um salgadinho de bacon sem glúten. Um pouco mais à frente chego à casa da minha amiga Vitória, ela me deixa voltar para escola com a bike dela. A bike da Vitória é rosa alta aro 27 com garupa, muito boa de andar.

Adoro andar com todo tipo de bike, altas baixas, com marcha, sem marcha minha bicicleta é pequena não é igual à de meus amigos, as deles são altas, tamanho para adulto. Também consigo andar nas bikes grandes. Mas, a minha é pequena porque comprei quando eu tinha sete anos e hoje tenho dez anos.

As bikes dos meus amigos são de outros modelos com freios de pé com o banco largo, de outras cores e com cestinhas.

Mas uma bicicleta boa de verdade é a que tem um bom ciclista. Eu me classifico como boa ciclista, por que eu sei fazer até manobras como: Andar sem uma mão, andar sem as duas mãos, tirar os pés do pedal, etc...

Na ida para a catequese fim da tarde minha amiga Laura foi com a bike da mãe dela e eu fui com a minha. No final da catequese como íamos pelo mesmo caminho decidiu trocar eu fui com a dela e ela foi com a minha. Fico feliz em saber que mesmo eu sendo a menor da turma consigo andar com as bikes maiores.

Faço aula de violino uma vez por semana só que de manhã sempre vou de bike para as aulas de violino.

Às vezes vou de bike para escola, mas só quando minha irmã não vai à escola ela é mais nova que eu e não tem prática em andar de bike.

Outro passeio incrível que eu gosto de ir é quando eu saio de bicicleta com meu pai e minha irmã. Ele pedala na bike dele leva minha irmã na cadeirinha e eu vou com a minha bike e lá vamos nós para mais um passeio divertido.

Moramos em Jacinto Machado por ter um rio aqui ao lado da estrada, às vezes vamos até a barragem, paramos para apreciar a natureza e o rio. Ao longo do caminho tem várias plantações de arroz é verde por todo lado. Outras vezes vamos até uma igreja do último Rio que fica a dois quilômetros da minha casa. Voltamos felizes por mais uma aventura com nossas bikes. Tiramos fotos das paisagens e da igreja, mostramos para minha mãe a única de nossa casa que não sabe andar de bike.

Sabe qual é a melhor bicicleta? É a que a gente tem. Agradeço quem criou a bicicleta.