Canal Içara

Canal Içara

18 de setembro de 2019 - 11:32
Cotidiano »
Bom dia, Sr. Mandela, de Zelda la Grange
12/09/2019 às 11:00 | Maristela Benedet
“Bom dia Zelda. Bom dia...Sr. Mandela, desculpe, Presidente”. Assim foi o primeiro encontro na sala da presidência entre a jovem secretária branca Zelda la Grange, com o primeiro presidente negro do pais, Nelson Mandela, em 1994. A menina Zelda cresceu do lado branco da África e foi educada a acreditar na superioridade da cor e no separatismo entre as raças. Como a sua família e seu grupo social, era favorável ao Apartheid. Por vontade, talvez do destino, aos 19 anos conseguiu emprego como datilógrafa no serviço público no gabinete da presidência.

Aos poucos, a proximidade com Madiva, nome africano usado pelos apoiadores de Nelson Mandela, vai lhe dando a oportunidade para dissipar os seus preconceitos. Pelo olhar do presidente, Zelda aprende a ver as pessoas com amor e igualdade; passa a admirar a forma pacificadora, pautada pelo diálogo e respeito, no tratamento aos “inimigos”, pelo presidente africano. A biografia, Bom dia, Sr, Mandela, de Zelda la Grange, narra a trajetória de mais de 20 anos da então secretária e amiga ao lado de um dos maiores líderes humanitários contra o Apartheid. O leitor irá conhecer um pouco do cotidiano de Nelson Mandela e da sua influência como pacificador para o mundo.
*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas