logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

BR-101 Sul tem duas frentes para reforço da sinalização horizontal

Compartilhar:

Duas frentes de trabalhos reforçarão a sinalização horizontal da BR-101 nesta semana. Os trabalhos acontecerão entre Içara e Santa Rosa do Sul. Para isso, a configuração de tráfego será feita por sinalização provisória. A revitalização das faixas de eixo central e bordos de pistas faz parte do cronograma de melhorias executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestres em Santa Catarina.

Em cada frente de serviços, três caminhões são usados para a aplicação da tinta termoplástica. Cada um dos veículos consome até seis mil quilos de materiais por dia. Os equipamentos são dotados de caldeiras próprias, com aplicadores móveis que se ajustam ao traçado da pintura original, com cinco a seis pessoas necessárias para a operação, além da equipe de sinalização.

A tinta termoplástica tem maior durabilidade, pois apresenta mais aderência ao piso, desgastando lentamente. Para aplica-la é preciso equipamento com caldeira para aquecer e dispersar os elementos antes da demarcação nas pistas. A refletância da sinalização horizontal com aplicação a quente se dá com a adição de microesferas de vidro na composição da tinta. Cerca de 50 mil quilos de compostos serão usados entre o km 300 ao km 465. Do km 245 ao km 299,9 a aplicação será com pintura a frio.