Canal Içara

Canal Içara

10 de dezembro de 2019 - 13:34
Cotidiano »
Calçadão de Içara utilizará nova padronização de acessibilidade
20/11/2019 às 18:12 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Dentro de aproximadamente 20 dias os içarenses poderão ter uma nova perspectiva sobre a revitalização da Rua Marcos Rovaris. O padrão utilizado vai antecipar o modelo que a Prefeitura Municipal de Içara lançará em cartilha sobre a acessibilidade na cidade. Nas áreas de construção contínua, por exemplo, não haverá piso tático. A obrigatoriedade deste tipo de sinalização valerá somente quando houver declive para travessias ou então nos espaços sem fachadas e muretas.

O padrão adotado para a obra segue a cartilha já implantada em Florianópolis. O material utilizado na capital de Santa Catarina indica que o petit-pavé [ou pedra portuguesa] não seja mais utilizado em calçadas novas devido a trepidação e pela característica derrapante. O documento também orienta que os pisos táticos não fiquem no meio do passeio, mas apenas no limite das calçadas. Entre os pavimentos indicados está o uso de placa de concreto lisa, piso drenante, granito ou basalto com acabamento antiderrapante, além de concreto moldado no local.

Conforme o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior, a previsão é que o calçadão próximo da Avenida Procópio Lima esteja concluído até o dia 10, inclusive com o paisagismo. Já na extensão da Rua Sete de Setembro até a Travessa Padre Boleslau, a perspectiva é que os trabalhos encerrem antes do Natal. “O restante faremos após 25 de dezembro”, indica.

Além da substituição do petit-pavé pelo paver, a Rua Marcos Rovaris teve a drenagem refeita, receberá árvores com raízes mais profundas e ainda uma nova camada asfáltica. A Rua Henrique Lage também segue em obras, neste caso, com o prazo para a implantação do asfalto até o final de novembro. Conforme Arnaldo, depois da pavimentação as obras continuarão no passeio público, num primeiro momento, no lado de menor presença do comércio. Já na Avenida Procópio Lima, a pavimentação abaixo do viaduto da SC-445 será retomada na próxima semana.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas