logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Caminhada com estudantes conclui Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla em Içara

Compartilhar:

Exames em recém-nascidos, como do pezinho e da linguinha, são decisivos para a prevenção e identificação de possíveis deficiências. Esta importância dos testes fez parta da caminhada dedicada ao Agosto Laranja nesta quinta-feira, dia 29. Junto com a Escola Especial Sonho Dourado, também passaram pela Rua Marcos Rovaris estudantes das escolas municipais Maria Arlete Lodetti e Paulo Rizzieri. A ação com a participação de aproximadamente 150 pessoas fez parte do encerramento da Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla.

“Não é possível prevenir a síndrome, mas sim a deficiência. Com esse objetivo nós trabalhamos a questão da prevenção com palestras e enfatizamos essas atividades no mês de agosto”, salienta a psicóloga da Apae, Jadna Milioli. “É uma iniciativa muito importante da Apae para demonstrar à população, por meio de nossos adolescentes, que a prevenção deve começar sedo”, reforça a coordenadora pedagógica da escola Paulo Rizzieri, Silvana Zaccaron dos Santos.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Casagrande, o trabalho é evidenciado em agosto, mas o olhar de inclusão é promovido na vida escolar das crianças durante todo o ano. “A Apae visitou algumas de nossas escolas para fortalecer a conscientização através de palestras informativas e hoje culminou com a presença de duas de nossas escolas nos representando no evento, mas o envolvimento se dá em todas as escolas durante todo o processo educativo”, completa.