logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Campanha de vacinação será reforçada com atuação de agentes de saúde em Içara

Município fica longe de atingir metas de vacinação

Compartilhar:

As metas de vacinação caíram nos últimos meses e Içara vai reforçar as campanhas com as agentes de saúde, retomando as visitas feitas na comunidade para atualização da carteira de imunização das crianças. “A meta está abaixo em todas as vacinas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos.

O Ministério da Saúde informa que já identifica a queda vacinal desde 2011. De acordo com a pasta, apenas a vacina tríplice viral está chegando ao alcance proposto com 91,7%. Em 2019, o Brasil não atingiu a meta de vacinação de 95% do público-alvo em nenhuma das 15 vacinas do calendário público, pela primeira vez em 25 anos. Mesmo sem atingir o percentual desejado, o país é um dos melhores com sistema público de vacinação no mundo por causa do Programa Nacional de Imunizações (PNI) criado em 1973.

Por causa do PNI o Brasil conseguiu erradicar a rubéola e a poliomielite, essa última com último registro de caso no ano de 1989. O sarampo, que também estava erradicado, voltou e é exemplo da baixa cobertura vacinal e mostra que outras doenças podem voltar a aparecer, caso a meta de imunização não aconteça com outras vacinas.