logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cápsula do tempo: o que você colocaria?

Compartilhar:

Desde os tempo remotos ouviu-se falar sobre cápsulas escondidas e só encontradas muitos anos depois. No antigo Egito seus Reis eram sepultados com suas joias, e pertences. E esses descobertos muitos anos após por historiadores que fizerem muitos estudos de quem eram essas pessoas, de que forma viveram.

Muitos de nós desconhecemos a história de nossos pais e muito menos de nossos avós. Algumas poucas informações contadas através de nossos pais e parentes são as informações que conhecemos. Os livros de história nos contam muitos fatos através de cartas e escritos deixados por pessoas que participaram de fatos históricos.

Nos dias atuais temos curiosidade em saber como foi o passado de nossas famílias, algumas lembranças nos foram contadas por nossos pais, tios, avós. Alguns de nós não chegamos a conhecer nossos avós, muito menos suas histórias de vida, que com o tempo foram se perdendo.

Algumas famílias que há anos atrás tinham maior poder aquisitivo possuem fotos e muitas lembranças dos antepassados, alguns guardam suas cartas e assim podem resgatar parte de sua história. Enquanto outros que pouco possuía restaram algumas fotos de família, pois os fotógrafos iam até os vilarejos de tempos em tempos.

Alguns anos atrás pessoas escreveram cartas, textos, guardaram fotos e fatos em cápsulas do tempo para serem abertas após alguns anos. Muitas dessas cápsulas foram feitas em escolas. E após alguns anos foram abertas para assim relembrarem dos acontecimentos do passado.

Hoje contamos com muitas tecnologias, podemos guardar fotos e fatos em contas virtuais. Há alguns meses atrás li um Post em rede social com uma ideia que me chamou a atenção. O Post dizia para quando o filho nascesse fazer um e-mail e ali guardar fatos e fotos importantes. Achei a ideia muito interessante e assim o fiz criei um e-mail para minhas filhas e ali guardo informações importantes.

Outra forma muito prática de se fazer uma cápsula do tempo atualmente é guardar fotos e fatos em um pendrive. Podemos enviar fotos, documentos de texto e vídeos, e no futuro nossos filhos e quem sabe até nossos netos possam conhecer um pouco de nossa história.

São tantas vivências com nossos filhos, familiares e amigos. Daqui algum tempo poderão saber como foi o tempo do coronavírus um tempo jamais imaginado por nós. Além de tudo o que aprendemos com tudo isso.

Que tal fazermos nossa capsula do tempo? E que essas lembranças possam fazer parte da história de nossos filhos. Sejam guardadas e contadas para as gerações futuras, as boas vivências tragam paz no coração, e que as que não são tão boas possam ser superadas.

E que nesse futuro reine a paz e que as futuras gerações pensem em ser melhores que nós um dia fomos. Que nossos bons exemplos possam ser seguidos.