logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Católicos dedicam semana para a família

Compartilhar:

Uma caminhada abriu a Semana da Família no último sábado, dia 8. Domingo teve a primeira celebração oficial. Nesta segunda-feira ocorre então a primeira palestra com Jorge Trevisol para as lideranças católicas. Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, mestrado em Psicologia e Espiritualidade, além de doutorado em Educação, escritor, cantor e compositor, ele terá encontros ao longo de terça-feira com a Secretaria Municipal de Saúde [9h00], professores [14h00] e Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas [19h30]. Na quarta-feira acontecerá também com os clubes de mães e idosos de Içara [14h00].

A programação especial continuará com o padre Wladmir Porreca num encontro para a formação do clero sobre os casais em segunda união na sexta-feira. No sábado acontecerá o casamento de mais de 60 casais amasiados. Já no domingo o encerramento da semana será com a concentração paroquial. “Cada comunidade recebeu um girassol. E cada pétala ganhará o nome das famílias que compõem a localidade. Na concentração no ginásio do Colégio Cristo Rei vamos fazer um grande jardim no entorno da Sagrada Família”, coloca a coordenadora diocesana da Pastoral Familiar, Maria de Lourdes Mazzuchello Zanatta.

“O Brasil inteiro iniciou essa semana. É uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos que sempre ganha um tema. Neste ano trata da espiritualidade cristã na família, um casamento que dá certo. As paróquias organizam a seu modo. Somente em nossa Diocese são 32 paróquias. Cada uma com uma realidade diferente. Em Araranguá, por exemplo, esta semana entrou no calendário oficial do Município. Este é o nosso objetivo também”, acrescenta Lourdes.

“Existe muitas formas de ser uma família. Viver em comunidade também é ser família. A Igreja entende hoje que os problemas das famílias não são mais superficiais. São estruturais. Estamos falando de valores. A demanda é tão grande que um movimento sozinho não dá conta. Por isso somos uma pastoral de conjunto para chegarmos a quem precisa. O setor Juventude foi implantado ano passado. Temos também o setor Vida e Família. Já o setor Social ainda vamos implantar ano que vem”, completa.

“Essa semana é um incentivo grande. O que fazemos é unir as famílias. Sentimos que é preciso de apoio e de alguém que converse. Isto é bom para ambos. Desde o primeiro dia de agosto os setores estiveram nas comunidades para promover este trabalho”, coloca a vice-coordenadora do setor de Vida e Família, Elita de Mello. Os encontros desde o início do mês ocorreram nos bairros Tereza Cristina, Novo Caravággio, Raichaski, Esperança, Mareli, Santa Cruz, Jardim Silvana, Jaqueline, Vila São José, Cristo Rei, Aurora, Liri, Primeiro de Maio, Demboski, no Residencial Amanda Costa e na Matriz.