logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Centro de Castração ultrapassa 3 mil procedimentos em mais de dois anos

Compartilhar:

Além de diminuir problemas relacionados à saúde pública, a castração representa também um ato de amor e cuidado com os animais. Somente em Içara, mais de 3 mil procedimentos foram realizados em pouco mais de dois anos de atividade do Centro de Castração São Francisco de Assis. De acordo com a médica veterinária, responsável técnica, Gabriela Gaspar, as cirurgias são minimamente invasiva e a maioria dos animais recebe apenas um ponto.

A castração reduz a chance de tumores de mama, útero e ovários assim como infecção de útero nas fêmeas; reduz também chance de tumor de testículos e próstata; e diminui o hábito de marcar território nos machos, prolongando a vida dos bichinhos. “Prescrevemos o uso de colar elisabetano (cone) ou roupa cirúrgica, pelo período de dez dias, para que o animal não consiga lamber ou arrancar os pontos, além do uso de antibiótico e anti-inflamatório”, explica o veterinário-assistente Gabriel Martignago Zilli.

O espaço, coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde, oferece atendimento exclusivo para os animais de rua na segunda-feira; na terça-feira para os animais dos agricultores; na quarta-feira aos animais das Organizações Não Governamentais registradas na cidade; na quinta-feira aos animais dos registrados no Cadastro Único e na sexta-feira o expediente é para higienização adequada do local.

"Muitos municípios também têm nos procurado para conhecer o projeto”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). O Centro de Castração de Içara é o único local do Sul do estado a realizar o procedimento de forma gratuita para animais de rua. Apenas para agricultores é cobrado R$ 47,63. “Com a castração, garantimos aos animais a prevenção de diversas doenças, que podem maltratá-los e aumentar o sofrimento”, enaltece o superintendente da Fundai, Ivan Réus. O agendamento pode ser feito nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 10h às 12h, e na quarta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, pelo telefone 3431-3581, na Fundai.