Canal Içara

Canal Içara

18 de fevereiro de 2020 - 04:28
Cotidiano » Enquetes
Chegou a hora certa para doar sangue
20/01/2020 às 12:10 | Redação | com a colaboração do Governo de SC
Lucas Lemos [Canal Içara]
Dentre os leitores do Canal Içara, 43% já doaram sangue. Outros 57% ainda não, todavia, mais da metade dessa parcela ainda pretende contribuir. Os números coletados com 438 internautas demonstram um possível cenário positivo para salvar vidas. O sangue doado auxilia no tratamento de alguns pacientes e em casos de acidentes e cirurgias. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa manter os estoques. Durante a temporada de verão, esse desafio é ainda maior, já que nesta época as doações tendem a diminuir e a procura por sangue pode aumentar.

A responsável pela Divisão de Produção do Hemosc, Muriel Mazziero, lembra que o sangue é insubstituível, não podendo ser fabricado artificialmente, o que torna a doação a única forma de obtenção. “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro. A doação espontânea e periódica é fundamental para a manutenção dos estoques. Uma única doação pode salvar várias vidas”, reforça. Todo o processo de doação leva, em média, 55 minutos para a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue

“A pessoa faz o cadastro com documento oficial com foto, depois passa por um processo de triagem para ver se cumpre os requisitos de doador. Em seguida é feita a retirada do sangue e, na sequência, encaminhada para um lanche”, explica. O Hemosc necessita de todos os tipos sanguíneos, mas o estoque de O negativo costuma reduzir mais rapidamente. “Como o O negativo é compatível com os outros tipos sanguíneos, ele é o sangue escolhido para transfusões de emergência, tendo um consumo maior e o mais afetado pelas diminuições das doações”, esclarece Muriel.

Seja doador(a)! Pra ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, ou mais de 16 na presença e autorização formal dos pais, e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação leve nas 12 horas antes da doação.
Envie também o seu artigo para opiniao@canalicara.com. Para ter o texto publicado é necessário se identificar. A postagem não significa que o portal concorde com a opinião.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas