logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cinema nacional bate novo recorde

Compartilhar:

A qualidade do cinema brasileiro ainda não é uma unanimidade. Apenas para 47% as obras são boas. O resultado é baseado na manifestação dos internautas do Canal Içara entre os dias 6 e 13 de fevereiro. Ao todo, a enquete na capa do portal teve a participação espontânea de 38 leitores, dentre eles, 53% com opinião negativa.

Somente em 2016 o país lançou 143 filmes. Conforme divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), trata-se de um recorde. Ao todo foram vendidos 30,4 milhões de ingressos para obras nacionais. Foi o melhor resultado desde 1984. Além disso, o ano terminou com 3.168 salas em funcionamento, mantendo a expansão acima da média dos últimos cinco anos.

Entre os filmes nacionais, 23 tiveram mais de 100 mil espectadores, 13 mais de 500 mil e sete venderam mais de 1 milhão de bilhetes. O filme nacional recordista foi Os dez mandamentos, com mais de 11,3 milhões de espectadores, superando até o estrangeiro mais bem colocado, Capitão América, visto por de 9,6 milhões de pessoas.

Mesmo tendo estreado no fim de dezembro, a comédia Minha mãe é uma peça 2 alcançou a segunda posição no ranking dos filmes brasileiros mais vistos em 2016. Em apenas duas semanas, o filme foi o 13º com maior público do ano, com 4 milhões de ingressos vendidos.