logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cirurgias eletivas podem ser canceladas

Compartilhar:

O Governo do Estado estuda cancelar os mutirões de cirurgias eletivas em Santa Catarina devido a falta de repasses financeiros. “Há uma sinalização para que isso ocorra, porém não é ainda oficial. Desde dezembro o Ministério da Saúde cancelou os recursos destinados as cirurgias, porém Santa Catarina fez um projeto para continuar mantendo os procedimentos”, indica o gerente regional de saúde, Diogo Copetti Silveira.

“Agora, com a dívida que a União tem com o Estado, é bem provável que este recurso não seja mais repassado e com isso, os procedimentos deixem de ser realizados com a ajuda estadual”, sinaliza. Uma reunião deverá definir a situação na quinta-feira. “As filas de espera estão cada vez maiores devido a falta de repasses do Ministério da Saúde e os que mais sentem a espera são aqueles que aguardam por um cirurgia ortopédica e de otorrinolaringologia”, explica.

De acordo com o presidente do colegiado de Saúde da Região Carbonífera, Vitor Benincá, os municípios do Sul estão se preparando caso a determinação seja confirmada. “A previsão é que a partir da semana que vem já ocorra o cancelamento do serviço. Tanto os municípios da Amrec como os da Amesc estão se programando para viabilizar de alguma forma estes procedimentos. Vamos entrar em negociação com os médicos e estudar uma forma de realizá-los”, enaltece.