logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/02/2026 | 09:19

Colegiado de Assistência Social da Amrec elege nova diretoria

Içara será representada por Lisiane Cesconetto no colegiado

Especial de Kênia Pacheco, da Amrec

Compartilhar:

O Colegiado de Assistência Social da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Coas/Amrec) elegeu, por unanimidade, a nova diretoria para 2026. A reunião foi realizada na sede da entidade, em Criciúma. O grupo, formado por secretários e equipes técnicas dos 12 municípios, coordena ações conjuntas para fortalecer as políticas públicas e qualificar o atendimento às famílias da região.

A nova diretoria é composta por secretárias municipais, sendo a presidente, Fernanda Frelo Venturini, de Siderópolis; vice-presidente, Carolina Sônego Spillere, de Criciúma; primeira-secretária, Angelita Ferrão Barriquel, de Balneário Rincão; e segunda-secretária, Lisiane Cesconetto Mazzuco Fernandes, de Içara. Fernanda assume a presidência sucedendo Elaine Salvador Zeferino, secretária municipal em Treviso, que esteve à frente do colegiado em 2025.

Conforme Fernanda, a nova diretoria trabalhará de forma integrada para promover o crescimento e o fortalecimento da Política Pública de Assistência Social na região. “O encontro reforçou o compromisso dos secretários, secretárias e equipes técnicas dos 12 municípios em desenvolver ações conjuntas, compartilhar experiências e buscar soluções regionais para desafios comuns”, disse a presidente.

Durante a reunião, também foi realizada uma roda de conversa conduzida pela assistente social Karla Cardoso Borges, responsável pela supervisão técnica do Coas/Amrec. A atividade faz parte do investimento realizado pela associação no processo de supervisão técnica, que tem como objetivo criar espaços de diálogo, esclarecer dúvidas e qualificar o trabalho das equipes municipais. A troca de conhecimento entre os municípios fortalece o atendimento à população.

A pauta do encontro incluiu discussões sobre o Plano Nacional da Política de Cuidado; a reunião do Colegiado de Assistência Social de Santa Catarina; a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Criciúma; a reprogramação de saldos do Fundo Municipal de Assistência Social, com recursos estaduais e federais; além da definição da agenda do Coas/Amrec para 2026.

Também foram tratados prazos importantes, como o do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Agiliza SUAS, referente à prestação de contas dos anos de 2024 e 2025 e para o Conselho Municipal de Assistência Social; além da agenda da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social para 2026.