logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Como assim ter depressão?

Compartilhar:

O inicio pode ocorrer por conta de um gatilho, ou seja, um evento específico, ou de forma silenciosa, dia a dia, com o acumulo de várias emoções não administradas. “A depressão é uma doença capaz de paralisar sonhos e interferir diretamente na vida das pessoas”, adverte a coordenadora do Projeto Amadas, Thais Vilas Boas.

“A depressão muitas vezes é decorrente da perda de significado de algo que antes era importante para o paciente. Pode ter suas causas diversas. E a duração vai depender do tempo que o paciente leva para aderir o tratamento”, acrescenta a acadêmica de Psicologia criadora do grupo içarense de autoajuda feminino.

O tratamento pode ser feito com a reestruturação emocional e dos pensamentos do paciente com psicoterapia, ser associado a medicamentos prescritos por psiquiatras e mudanças de estilo de vida, por exemplo, alimentação saudável , exercício físico e inclusão de atividades que gere prazer ao paciente.

“É importante citar que não só o depressivo sofre, mas todos os que estão a sua volta também, pois muda drasticamente a maneira em que o paciente passa a ver a vida e lidar com outras pessoas”, completa. Quanto mais cedo for diagnosticada, menores os danos causados. “A vida é curta demais para deixar que ela passe enquanto se está mergulhado na dor”, pontua.

SINTOMAS: humor deprimido em grande parte do tempo; interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina; sensação de inutilidade ou culpa excessiva; dificuldade de concentração; fadiga ou perda de energia; distúrbios do sono; problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor; além da perda ou ganho significativo de peso.