logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Conclusão do ginásio deve custar R$ 1 mi

Compartilhar:

A novela para a conclusão do ginásio de esportes da escola Salete Scotti dos Santos, em Içara, segue sem um desfecho. No último ano o secretário Estadual de Educação, Eduardo Deschamps, visitou a unidade escolar que está entre as principais da região carbonífera e garantiu que a obra será encerrada. Embora ainda sem expectativa para o reinício, estudos estão sendo realizados por técnicos.

A construção do ginásio da escola iniciou no ano de 2008, no entanto, de toda a obra prevista, somente a parte estrutural foi erguida. Mas mesmo inacabada, acabou sendo inaugurada para uso em 2009. Desde então, não foi mexida. Sendo assim, somente está coberto, mas o prédio não apresenta banheiros prontos, arquibancadas e espaço apropriado para apresentações culturais. O gerente de Infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma, Felipe Ramos Machado, garantiu que o projeto foi encaminhado para Florianópolis.

“O projeto da construção deste ginásio já existe há quase dez anos e ninguém hoje sabe o motivo pelo qual não foi concluído, sendo construída apenas uma parte. Então, nós trabalhamos em cima do que faltava para os acabamentos, que foi a parte que não foi realizada. Depois de concluída, com todos os documentos já necessários, no fim do ano foi encaminhada para Florianópolis para que seja trabalhado em relação a convênios, para que a obra reinicie e o ginásio seja finalizado”, destacou.

Enquanto isso, de acordo com o diretor geral da SDR de Criciúma, o projeto já foi incluído em financiamento. “Foi realizada esta nova análise em relação a conclusão do ginásio, através dos nossos técnicos, e enviado para o Governo do Estado. Mas como eles fecharam no dia 20 e somente retornaram na última semana, com isso, acabou ficando parado, sendo retomada o detalhadamento. O que está garantido é que a conclusão do ginásio foi incluída em um pacote de financiamentos do Banco do Brasil com o Governo do Estado, conquistada através do deputado Dóia (Adilor Guglielmi) e a obra em Içara está orçada em torno de R$ 1 milhão”, colocou ele.

“Agora está sendo analisado se está faltando alguma coisa em relação às especificações e depois a nossa gerência fará a última revisão da parte elétrica, arquitetônica e outras coisas do projeto. Não podemos dar prazo, mas o certo é que o recurso está garantido, depende apenas na análise”, acrescentou o diretor geral.

Para o deputado Dóia, a obra é fundamental para a sociedade içarense. “Está tudo bem encaminhado o assunto sobre a conclusão do ginásio. Estou a todo instante cobrando por agilidade neste processo e queremos que a licitação seja realizada já em fevereiro, no mais tardar no início de março”, comentou o legislador. “Nesta reforma também foi requisitado que houvesse um projeto de acessibilidade para o ginásio e isso acontecerá”, emendou.

“O ginásio hoje não parece um ginásio de esporte, e sim um paiol. É muito ruim para a imagem do município ter uma obra inacabada há mais de quatro anos. Quem vem de fora vai pensar o quê? É vergonhoso. Temos que pensar nisso. Içara não merece uma desfeita dessa. Já era para estar pronta há muito tempo, dando condições para que os alunos possam fazer a atividade física necessária e também para que, quando pronto, fique à disposição da comunidade”, exclamou Dóia.

Na época em que visitou Içara, Deschamps afirmou que concluir o ginásio da escola Salete Scotti dos Santos era uma meta do governador Raimundo Colombo. “Além desta, concluir todas as obras inacabadas. No entanto, temos que ver o tempo. Não posso estabelecer uma data, até por precisar da elaboração de um pré-projeto, para que possamos agilizar a retomada dessa obra que está paralisada”, comentou secretário.