logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Confirmação de sarampo em Içara depende de nova análise laboratorial

Compartilhar:

A confirmação de um caso de sarampo em Içara vai depender ainda de uma nova análise laboratorial. O exame já foi coletado e deve levar 15 dias para o resultado. “A criança tem o quadro vacinal em dia, já recebeu alta e está em casa. É um menino de dois anos que não frequenta nenhum centro de educação infantil. Ele teve uma viagem para fora do estado, mas ninguém no entorno teve os sintomas. Por isso é preciso aguardar o resultado conclusivo”, coloca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos.

“A possibilidade de termos um caso de sarampo nos preocupa, pois é uma doença grave, que pode deixar sequelas e levar à morte. Todas as unidades de saúde estão abertas à vacinação. Ter o calendário vacinal em dia é inclusive um requisito para a matrícula na rede municipal de educação”, completa Jaqueline. O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por vírus. A transmissão ocorre por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Conheça melhor os sintomas

Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, a febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso são alguns dos sintomas do sarampo. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.