logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Coral de Içara completa 50 anos com festival nacional

Compartilhar:

Dona Edith Lodetti é uma das 45 componentes da Associação Coral de Içara. Mas o que a diferencia dos demais integrantes é o envolvimento com a entidade. Como fundadora, são 50 anos de dedicação às apresentações e ensaios, atualmente, realizados nas quintas-feiras à noite. "Sempre cantei e gostei. E acredito que vou continuar por mais tempo. É um coral de muita garra. Sempre tivemos apoio do Município, mas nunca dependemos de recursos externos. Ainda hoje pagamos uma mensalidade para arcar com os custos e estamos dispostos a nos apresentar em qualquer lugar que nos chamem", indica, atualmente, 84 anos.

“Quanto eu tinha 17 anos veio o primeiro vigário, o padre Boleslau. Ele morou na casa de meus nonos e fundou um coral. Foi assim que entrei. Com a transferência de cidade, outros grupos foram montados, mas não tiveram continuidade. A criação da Associação Coral de Içara surgiu a partir da atuação do Sesi na cidade com a demanda apresentada pela comunidade. Tivemos momentos difíceis, mas sempre permaneci junto. Quando tive oportunidade, fui também presidente por dois mandatos”, relata. Segundo a veterana soprano, a união criada pelas vozes neste cinquentenário foi além do canto. "Percorremos o estado inteiro e fizemos muitas amizades", indica.

A Associação Coral de Içara foi fundada em 2 de janeiro de 1969, recebeu o titulo de utilidade publica municipal em 1970 e de utilidade estadual em 1980. "Comecei sem um horizonte. Não sabia o que era a primeira e a segunda voz, nem soprano. O padre Boleslau deu os primeiros ensinamentos. E ainda hoje não paro de aprender", afirma. "A música é tudo. Temo um dia parar, pois acredito que minha alegria provém do canto. Que Deus deixe eu cantar bastante", acrescenta a guardiã dos 76 troféus, cinco placas de prata, além de 32 certificados e 15 quadros com imagens das participações acumulados pela Associação Coral de Içara.

Comemoração terá Festival Nacional

Para marcar os 50 anos, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus receberá o Festival Nacional de Corais neste sábado, dia 18. As apresentações contarão com grupos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir das 15h. “O evento é aberto ao público e serve como divulgação da arte do canto coral, que é muito forte em nossa cidade, já que temos dois coros cênicos, um juvenil e um adulto”, indica o maestro Reinaldo Hoepers.

“Assumi a regência do coral com o propósito de reativar em 2012. A associação iria encerrar o CNPJ, mas conseguimos evitar. Hoje trabalhamos muito a expressão corporal e a movimentação de palco. Os participantes aceitaram, evoluímos e em 2016 montamos um recital Brasilidades. Estamos preparando um novo recital. Vamos apresentar pelo menos três músicas desse novo trabalho no festival”, acrescenta. O repertório dos coralistas de Içara inclui músicas gaúchas, nordestinas, sertanejas, samba, MPB e rock.