logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid-19: Estado enviará monitores e ventiladores para reforçar emergência em Içara

Os novos envios atendem a 18 municípios de diferentes regiões do estado

Compartilhar:

Com a lotação da Unidade de Terapia Intensiva dedicada a covid-19, o Hospital São Donato isolou o salão de emergência para atender pacientes a espera da UTI. Conforme o boletim emitido pela entidade, três pacientes já estavam no setor pela manhã na expectativa de um encaminhamento da regulação estadual, contudo, a sobrecarga se estende as unidades de todo o estado. Como medida paliativa, o governo catarinense enviará quatro monitores e ventiladores até sábado para uso na emergência.

“Há um esforço permanente de ampliar nossa rede de atendimento em Santa Catarina. Para isso, estamos enviando equipamentos para unidades em todo o Estado. Nossa prioridade é salvar vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. A logística atual envolve 55 monitores multiparâmetros, 28 ventiladores de transporte e 38 ventiladores pulmonar estático. Os aparelhos são fundamentais para o atendimento aos pacientes em estado grave da covid-19 que precisam de ventilação mecânica.

Ao todo, 18 municípios estão na lista de entregas. Além de Içara, há Alfredo Wagner, Angelina, Bom Retiro, Bombinhas, Concórdia, Ibirama, Imaruí, Mafra, Nova Trento, Penha, Ponte Serrada, São José, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Xanxerê, Florianópolis e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desde o início da pandemia, já foram enviados 766 ventiladores pulmonares, 759 monitores multiparâmetro e 203 ventiladores de transporte. Juntas com as novas entregas, representam 1,8 mil itens enviados.