logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid-19: Região Carbonífera volta ao nível gravíssimo de risco

Mapa atualizado neste sábado aponta risco de transmissão do novo coronavírus no nível mais elevado em todo o estado

Compartilhar:

Após uma semana na classificação grave (laranja), a Região Carbonífera voltou ao nível gravíssimo (vermelho) para transmissão do novo coronavírus. A mudança, assim como no Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí, é atribuída principalmente a transmissibilidade. Conforme divulgado pelo Estado, o aumento de casos ativos detectados nestas regiões pode ser explicado, em parte, pela redução do distanciamento social. A atualização com todo o estado em nível gravíssimo foi divulgada neste sábado, dia 17.

Em Santa Catarina, a média móvel de óbitos por covid-19 diminuiu 25% nos últimos 14 dias e 19% nos últimos 7 dias. Já em relação aos casos ativos, houve redução de 26% na média móvel dos últimos 14 dias e uma estabilização nos últimos 7 dias. Todavia, a melhora nesses indicadores não foi suficiente impactar na avaliação de risco composta por um conjunto de indicadores que são avaliados em separado para cada região.

Um dos fatores para o quadro gravíssimo é a ocupação dos leitos de UTI-Covid de quase 100% em todas as regiões, algumas inclusive com fila de espera por leitos. “A Secretaria de Estado da Saúde reitera a toda a sociedade catarinense a importância da intensificação das medidas de prevenção (uso da máscara, distanciamento social, evitar aglomerações e lavagem frequente das mãos), além do trabalho intensivo que vem sendo feito pelos municípios tanto nas ações de fiscalização do cumprimento das medidas de distanciamento social, quanto do aumento da cobertura vacinal”, aponta a SES/SC.