logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: em Içara, percentual do reforço chega a 32,66%

No município, 15.676 pessoas já tomaram a dose de reforço, para uma população vacinável estimada em 47.993 entre adolescentes e adultos

Compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota alertando os gestores, profissionais de saúde e população em geral sobre a importância da vacinação completa contra o coronavírus, composta pelo esquema primário (duas doses ou dose única) e mais a dose de reforço, para obter uma proteção ampliada frente a formas graves da doença.

Estudo realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) aponta que a mortalidade por covid-19 entre não vacinados ou que receberam apenas uma dose é 33 vezes maior nos idosos e 19 vezes maior nos adultos, em comparação com as pessoas do mesmo grupo com a vacinação completa. O risco de hospitalização é 25 vezes maior em idosos e nove vezes maior em adultos não imunizados do que entre aqueles que receberam a dose de reforço.

Em Içara, 15.676 pessoas já tomaram o reforço, para um contingente de 41.022 que receberam a primeira dose, equivalendo a 38,21% nessa comparação. Em relação à população vacinável, estimada em 47.993 pessoas entre adolescentes e adultos, o percentual do reforço chega a 32,66%. Ao todo, o município já aplicou 97.390 doses das vacinas, considerando ainda 39.291 em segunda aplicação, 1.389 doses pediátricas e 12 doses de reforço para pessoas imunodeprimidas.

Para esta semana, está prevista a aplicação de primeira e segunda dose, além do reforço – doses de AstraZeneca não estarão disponíveis, visto que o Governo do Estado ainda não enviou novas doses. O atendimento de adolescentes e adultos ocorre no Centro de Vacinação, localizado na Praça da Juventude, das 14 às 20 horas, por ordem de chegada. Confira o cronograma a seguir.

Já a aplicação da vacina em crianças acontece das 7 às 12 horas e das 13 horas às 15h30min, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Liri, Jaqueline, Raichaski, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Boa Vista, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete, mediante agendamento.

Cronograma da semana

Primeira dose
- Para pessoas a partir de 12 anos de idade que ainda não fizeram nenhuma dose;

Segunda dose
- Pfizer para quem fez a primeira dose até o dia 28 de janeiro ou está em atraso;
- Coronavac para quem estiver em atraso;

Reforço
- Para gestantes e puérperas que aplicaram a segunda dose há pelo menos quatro meses;
- Para quem tem 18 anos ou mais e fez a segunda dose há pelo menos quatro meses;
- Para quem tem 18 anos ou mais e fez a dose única de Janssen há pelo menos dois meses.