logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: Içara vai receber primeiras doses de reforço da Janssen

Remessa será enviada a municípios catarinenses nesta quinta-feira pelo Governo do Estado

Compartilhar:

Municípios catarinenses recebem nesta quinta-feira, dia 9, as primeiras doses de reforço da vacina contra o coronavírus produzidas pela Janssen. Para Içara, estão previstas 445 doses nesta remessa – conforme os dados do Vacinômetro do Governo do Estado, o imunizante, em dose única, foi aplicado a 1.777 içarenses.

A orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) é de que as doses sejam destinadas à população com 18 anos de idade ou mais que tenham completado o esquema vacinal primário desse fabricante há, pelo menos, dois meses.

Até então, as doses de reforço utilizadas eram todas da Pfizer, incluindo também pessoas imunizadas com Coronavac e AstraZeneca. Quem recebeu a Janssen precisava esperar a manifestação do Ministério da Saúde, que veio por meio de nota emitida no dia 25 de novembro.

Segundo a recomendação do ministério, os mais de 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com a vacina da Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. “A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses”, afirmou o órgão.

A nota técnica traz ainda uma recomendação para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estão grávidas neste momento. Neste caso, o reforço deve ser feito com a vacina da Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

Outras doses

A remessa desta semana ainda prevê para Içara 1.548 doses fornecidas pela Pfizer para uso como reforço nos adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal primário com as duas doses há, pelo menos, cinco meses.

Do mesmo laboratório, serão encaminhadas ao município 402 doses para primeira aplicação, atendendo à solicitação de fornecimento adicional da Secretarias Municipal de Saúde, para iniciar esquemas vacinais nos adultos com 18 anos ou mais de idade.