Canal Içara

 
24 de maio de 2022 - 02:02
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Covid: Içara vai receber primeiras doses de reforço da Janssen
Remessa será enviada a municípios catarinenses nesta quinta-feira pelo Governo do Estado
08/12/2021 às 08:01 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Municípios catarinenses recebem nesta quinta-feira, dia 9, as primeiras doses de reforço da vacina contra o coronavírus produzidas pela Janssen. Para Içara, estão previstas 445 doses nesta remessa – conforme os dados do Vacinômetro do Governo do Estado, o imunizante, em dose única, foi aplicado a 1.777 içarenses.

A orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) é de que as doses sejam destinadas à população com 18 anos de idade ou mais que tenham completado o esquema vacinal primário desse fabricante há, pelo menos, dois meses.

Até então, as doses de reforço utilizadas eram todas da Pfizer, incluindo também pessoas imunizadas com Coronavac e AstraZeneca. Quem recebeu a Janssen precisava esperar a manifestação do Ministério da Saúde, que veio por meio de nota emitida no dia 25 de novembro.

Segundo a recomendação do ministério, os mais de 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com a vacina da Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. “A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses”, afirmou o órgão.

A nota técnica traz ainda uma recomendação para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estão grávidas neste momento. Neste caso, o reforço deve ser feito com a vacina da Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

Outras doses

A remessa desta semana ainda prevê para Içara 1.548 doses fornecidas pela Pfizer para uso como reforço nos adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal primário com as duas doses há, pelo menos, cinco meses.

Do mesmo laboratório, serão encaminhadas ao município 402 doses para primeira aplicação, atendendo à solicitação de fornecimento adicional da Secretarias Municipal de Saúde, para iniciar esquemas vacinais nos adultos com 18 anos ou mais de idade.
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade