logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: primeira vacina em dose única chega a Içara

Aplicação das doses da Janssen começarão a ser aplicadas a partir de segunda-feira

Compartilhar:

Içara recebe nesta sexta-feira, dia 25, o primeiro lote de vacinas contra o coronavírus fornecido pela Janssen, o braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Esse é o primeiro imunizante em dose única a chegar ao Brasil, que já utiliza contra a covid as vacinas Coronavac, Astra/Zeneca e Pfizer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela doença. A eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) chegou a 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização. O uso da vacina já foi autorizado em 44 países. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial em pacientes adultos.

Segundo a orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), as 400 doses recebidas pelo município nesta semana, junto com as 480 da Coronavac e as 600 da Pfizer, devem ser utilizadas conclusão da imunização das pessoas na faixa etária entre 50 a 54 anos e início da vacinação da população de 45 a 49 anos. A secretaria de Saúde de Içara já anunciou que, a partir de segunda-feira, dia 28, começarão a ser imunizadas as pessoas com 47 anos de idade.

Além da população com idades acima de 45 anos, a atual etapa da campanha de vacinação abrange trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades ou com deficiência; gestantes, puérperas e lactantes; trabalhadores da Educação; integrantes das forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Conforme os dados do Vacinômetro do Governo de Santa Catarina, atualizados até a manhã desta sexta-feira, Içara contabiliza 22.261 aplicações da vacina contra a covid, sendo 17.349 primeiras doses e 4.912 segundas doses.

CASOS - Conforme o boletim mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Içara tem atualmente 145 pessoas em tratamento contra a covid-19, das quais, 126 estão em isolamento domiciliar, 13 em leito clínico e seis em terapia intensiva. Até o momento, a cidade teve 5.694 casos confirmados, 113 óbitos e 5.436 recuperados. Há ainda 141 casos suspeitos e 1.476 pessoas monitoradas.

OCUPAÇÃO HOSPITALAR - No Hospital São Donato, atualmente 22 leitos estão ocupados para o tratamento contra a covid-19 com pacientes que vão além de Içara. A UTI-Covid está em capacidade máxima com 10 pacientes, todos já diagnosticados. Já a clínica tem 12 leitos ocupados, ou seja, 33,33% dos 36 leitos, também com diagnóstico confirmado.