Canal Içara

 
20 de maio de 2022 - 14:15
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Covid: primeiras doses para crianças devem chegar ao Estado nesta sexta-feira
Vacinas são da Pfizer, único laboratório autorizado pela Anvisa a fornecer imunizantes para essa faixa etária no país
13/01/2022 às 10:23 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Chegou ao Brasil nesta quinta-feira, dia 13, o primeiro lote de vacinas pediátricas contra a covid-19. Ao todo, são 1,2 milhão de doses da Pfizer, o único laboratório autorizado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fornecer imunizantes para a população entre cinco e 11 anos de idade no país.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição para os estados seguirá o critério populacional, ou seja, será proporcional ao quantitativo de crianças por unidade federativa. As doses destinadas a Santa Catarina serão embarcadas nesta sexta-feira, 14, devendo chegar ao Estado pela manhã. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não informou quando as vacinas pediátricas serão distribuídas aos municípios.

Após o desembarque, as doses foram encaminhadas para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP), onde passam por um processo de controle de qualidade e temperatura, além da análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Vacinação

De acordo com a recomendação do ministério, a vacinação dessa faixa etária não é obrigatória e deve seguir ordem de prioridades, começando pelas crianças com comorbidades e com deficiências permanentes.

Assim como acontece com os adolescentes, para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.

A orientação da pasta é para que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização, mas o governo catarinense já se posicionou contrário à prescrição médica para vacinar crianças contra a covid, acompanhando o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade