logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: vacinação de adolescentes é autorizada

Doses remanescentes podem ser aplicadas a pessoas entre 12 e 17 anos em casos de deficiência permanente, de comorbidades ou em gestantes e puérperas

Compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou a vacinação de adolescentes contra o coronavírus em Santa Catarina, em casos excepcionais. Não havendo pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, os municípios podem utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas, na estratégia conhecida como “xepa” da vacina.

A medida vale apenas para a vacina da Pfizer, a única com autorização da Anvisa para ser aplicada a esse público, e visa evitar o desperdício. Após abertos, os frascos devem ser utilizados em até 6 horas, por isso a necessidade de os postos de vacinação realizarem o manejo adequado para não perder as vacinas.

No entanto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC) ressalta que os municípios que já cumpriram a etapa de vacinação da população de 18 a 24 anos não devem iniciar a vacinação em massa de pessoas abaixo de 18 anos, até a pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) sobre a próxima fase da campanha de vacinação. Os representantes dos municípios e do Estado devem voltar a se reunir nesta terça-feira, dia 24.

Nova remessa

Entre sexta-feira e sábado (dias 20 e 21), o Governo do Estado distribuiu 192.040 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 136.890 doses da Pfizer e 55.150 doses fornecidas pelo laboratório Sinovac/Butantan, para a primeira aplicação. Desse quantitativo, 1.016 foram destinadas para Içara: 305 para trabalhadores industriais e 711 para continuidade da vacinação aos grupos prioritários e da população em geral por faixa etária.

Conforme o calendário estabelecido pelo Estado, até 31 de agosto todos os catarinenses com idades acima de 18 anos devem ter recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid.

Nessa remessa, cerca de mais mil doses do laboratório AstraZeneca/Fiocruz foram encaminhadas a Içara para a segunda aplicação, visando garantir que os esquemas vacinais iniciados a partir do dia 26 de maio sejam completados.