logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Crianças têm melhora no aprendizado a partir de projeto de acuidade visual do Lions

Clube de serviço içarense fez a doação de óculos para alunos da rede municipal

Compartilhar:

Alunas do primeiro ano do ensino fundamental, 130 crianças das escolas Paulo Rizzieri e Quintino Rizzieri, ambas da rede municipal, passaram pelo teste de acuidade visual oferecido pelo Lions Club de Içara. Dessas, 14 foram encaminhadas para consulta com especialista, pois apesentavam dificuldade de visão, e para 12 foi confirmada a necessidade do uso de óculos.

“Elas escolheram as armações e o Lions promoveu a entrega desses 12 óculos, sem custos para as famílias. O principal trabalho do Lions Internacional é no sentido de dar a visão àqueles que não têm. E o Lions Club de Içara desenvolve essa ação nas escolas, para contemplar as crianças do primeiro ano”, explica o presidente do clube de serviço içarense, Júlio Pedro da Silva Neto.

Localizada na comunidade de Boa Vista, a escola Paulo Rizzieri atende 565 alunos, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Três turmas do primeiro ano participaram do projeto, num total de 60 crianças, sendo que duas foram contempladas com óculos doados pelo Lions.

“No processo de alfabetização, às vezes a criança não consegue se desenvolver e não se sabe o porquê, mas o problema pode estar relacionado à visão. A partir do momento que a nossa aluna foi atendida e recebeu os óculos, podemos dizer que houve uma melhora significativa no aprendizado. Para a vida dessa criança foi algo extremamente importante, a família agradeceu muito”, conta a assessora de direção da escola, Aretusa Dagostin Nunes Feliciano.

A outra contemplada foi uma aluna do quarto ano. “Ela já usava óculos, mas o dela tinha quebrado. Conversamos com o Amauri (Porto, optometrista parceiro do projeto) e ele, muito prontamente, fez a consulta com ela e o Lions providenciou os novos óculos. Ela também estava com muita dificuldade, porque a família não tinha condições naquele momento de adquirir os óculos. É um projeto lindo, de grande relevância social”, considera Aretusa.

Ampliação

O sucesso da ação leva o Lions a projetar a ampliação a outras escolas. “Para o próximo ano, vamos incluir também as crianças da escola Alaíde Tabalipa, do bairro Esplanada, além das escolas Paulo Rizzieri e Quintino Rizzieri. Quem sabe, a cada ano acrescentar uma escola, até que todas sejam atendidas”, propõe Júlio.

“Nosso objetivo é dar a capacidade de igualdade a todos, promovendo a melhora da visão das crianças. Além de ter o ganho no aprendizado, elas terão o ganho na qualidade de vida, principalmente no ambiente social”, acrescenta.