logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Desfile abre o segundo dia do Açor

Compartilhar:

O segundo dia da 20ª Festa da Cultura Açoriana começou com um desfile. Pessoas de todo o estado passaram pela Rua Marcos Rovaris para abrir mais uma série de atividades na manhã deste sábado, dia 9. “Içara está orgulhosa de receber tantos visitantes. São 47 entidades catarinenses envolvidas nessa importante festa”, coloca a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro.

"No primeiro Açor de Içara eu participei apenas como expectadora. A etnia açoriana é organizada na cidade. Temos literatura, dança, artesanato e gastronomia. Só faltava a divulgação. Montamos a Associação Cultural Açoriana de Içara para isso. São atualmente 35 pessoas, mais 20 integrantes dos clubes de mães", ressalta a presidente-fundadora, além de historiadora, Elza de Mello.

"Comecei a pesquisar as tradições açorianas para podem ensinar a dança na escola. Assim descobri também as minhas raízes. Dessa ideia surgiu o Grupo Mixtura. O nome é por causa da mistura de povos que começou nas ilhas dos Açoes e foi ampliada com a chegada ao Brasil. No ano que vem queremos o Açor em Bombinhas para completar este trabalho iniciado", indica a professora fundadora da entidade, Vera Eli Pereira Pires.

“Ontem já tivemos um bom público. Hoje esperamos ainda mais pessoas com o Sábado Total do comércio”, completa Eliana. Os atrativos da festa ainda continuam com gastronomia, feira cultural, apresentações folclóricas e show musical. No domingo a programação será retomada então com a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo às 10h, o funcionamento dos restaurantes, museus e dos estandes até às 18h.

Confira mais imagens