logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Devido a determinação estadual, Hospital São Donato suspende novas cirurgias eletivas

Determinação estadual vale para todos os hospitais com leitos para tratamento contra a covid-19 pelo SUS

Compartilhar:

Em cumprimento a portaria da Secretaria de Estado da Saúde 168/2021, o Hospital São Donato suspendeu a realização de novas cirurgias eletivas a partir desta terça-feira, dia 23. A medida vale para todas as unidades hospitalares que disponham de leitos para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus. Apenas os procedimentos considerados tempo-sensíveis ou de emergência permanecerão autorizados mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória estadual.

A suspensão dos procedimentos cirúrgicos visa a otimização dos recursos físicos e humanos no atendimento da pandemia. “Não temos mais espaço físico, nem corpo técnico, para fazer frente a novos leitos de UTI. Então a gente pede para que a população se cuide e utilize máscara”, reforça o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca. Por ora, apenas a Região Carbonífera não está em classificação gravíssima para o risco potencial da doença em Santa Catarina.


Atualmente, a unidade hospitalar de Içara possui a ocupação de nove dos 10 leitos existentes para tratamento intensivo contra a covid-19, todos pelo Sistema Único de Saúde, com a regulação realizada pelo Governo do Estado. São quatro pacientes com o diagnóstico confirmado e cinco com sintomas equivalentes, mas ainda no aguardo do resultado dos exames coletados, por isso, em tratamento no setor. Na clínica, por vez, há três pacientes confirmados e quatro suspeitos em atendimento. Isto significa 19,44% da capacidade.