logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado com ampliação nos estoques do Hemosc

Compartilhar:

A cada mil brasileiros, somente 16 são doadores de sangue. Neste número inclui-se Hellen Munike Biazoto. "Sou doadora desde de 2015. Meu fator sanguíneo é O negativo e sei o quão é importante", ressalta a gerente de marketing da Pepa Distribuidora de Materiais Elétricos, de Içara. Assim como ela, outros colaboradores da empresa também tiveram a oportunidade de contribuir com o Hemosc em Criciúma, junto com o mascote, no Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta sexta-feira, dia 14.

Embora o percentual no país esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelo menos 1% da população, os hemocentros ainda enfrentam dificuldades no abastecimento. A doação é permitida entre 16 e 69 anos no intervalo mínimo de dois meses para homens e três meses para mulheres. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só pode doar se já o tiver feito antes dos 60. É preciso também pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde.

Para disseminar a importância da doação, o Hemosc criou o Projeto Empresa Solidária, ao qual a Pepa Distribuidora faz parte. A iniciativa visa conquistar doadores de sangue e multiplicadores a partir do cadastramento no sistema informatizado para a sensibilização dos colaboradores e da comunidade. Conforme a coordenadora da captação de doadoras do Hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, as ações garantem o abastecimento do banco, mantêm serviços hospitalares e oferecem mais qualidade de vida a quem precisa.