logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Educação Especial é discutida em seminário com pais e educadores

Compartilhar:

Mais de 200 professores e pais dedicaram parte deste sábado para aprender mais sobre educação especial. O Seminário "O dom do autismo: aprendendo a aprender" contou com o psicólogo e doutor em psicanálise Manuel Vásquez Gil, além da professora, mestranda em neurociência, Silvani Maria da Silva. “Os dois palestrantes têm uma vasta experiência em inclusão e trouxeram muitos relatos de experiências que deram certo", avalia a professora e uma das idealizadoras do Núcleo Atendimento Especializado de Içara, Isabel Luiz.

"Os pais precisam participar do processo em conjunto com professores, pois essas crianças e adolescentes trabalham num nível muito alto que não conhecemos", sublinha Manuel. “Se existem casos de autismo violento é o ambiente que tem influência sobre ele. O autismo não provoca nada além do autismo. O autismo não provoca nenhuma doença, até porque ele não é doença", afirma também na participação da formação continuada oferecida pelo setor de Educação Especial da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

"Este primeiro seminário da educação especial não é só para professores e pais que lidam com crianças e adolescentes com deficiência, mas é voltado para a perspectiva da inclusão como um todo", explica a coordenadora da Educação Especial Marlene Casagrande. "Cada educando aprende de um jeito diferente, por isso o educador precisa ter um olhar diferenciado, um olhar carinhoso para cada um dentro das suas especificidades, trabalhando as potencialidades de cada indivíduo", enfatiza a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni.