logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Efeitos do diabetes são apresentados para colaboradores da Saúde de Içara

Compartilhar:

O Brasil é o quarto país com o maior número de pessoas com diabetes. São 12,5 milhões de brasileiros com a doença e a estimativa é de que até 2045 sejam mais de 20 milhões. Com o objetivo de estudar e entender mais sobre a população afetada, a Secretaria Municipal de Saúde de Içara reunir colaboradores nesta quinta-feira, dia 14, Dia Mundial do Diabetes. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Aposentados de Içara.

Conforme o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Içara, Iane Savi, a intenção é prevenir as complicações decorrentes da doença. “Foi um evento que buscamos instrumentalizar os profissionais médicos e enfermeiros para o manejo no tratamento dos pacientes”, explica. A manhã de atividades teve a participação da endocrinologista Julia de Luca Maccarini, a enfermeira do Programa Hiperdia Ângela Salvador e o farmacêutico Fabrício Possamai.