logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Em 1966 falecia o produtor Walt Disney

Compartilhar:

O produtor de cinema e autor de desenhos animados Walt Disney morreu em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, vítima de uma trombose no Hospital São Joseph, de Burbank, na Califórnia. Proprietário da Disneylândia e apresentador de um programa de televisão, ele foi uma das figuras mais admiradas do século passado pela criação de personagens infantis. Chegou a receber 29 Oscars da Academia Cinematográfica de Hollywood, o prêmio Irving Talbert, a Medalha da Liberdade, a Legião de honra da França e outras honrarias.

A morte de Walt Disney ocorreu às 9h05 de 15 de dezembro de 1966. Na época, os médicos se limitaram a informar que ele havia sido vitima de uma trombose e não comentaram acerca da operação do dia 21 de novembro, quando lhe descobriram um tumor no pulmão esquerdo. O hospital São Joseph, onde Disney morreu, está situado defronte aos estúdios cinematográficos de Burbank, que viu nascer o Mickey, Donald, Pluto e Branca de Neve.

Desde 1937, com Branca de Neve, Disney produziu quase 100 filmes de longa metragem, incluindo o Pinocchio, Cinderela, A Ilha do Tesouro, Alice no Pais das Maravilhas e A Bela Adormecida. Os participantes da 2ª semana do Cinema Brasileiro, reunidos em Brasília, aprovaram naquele mesmo dia da morte de Disney, uma moção de pesar. O desenhista Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica, lembrou ainda que aprendeu a desenhar com Disney e a morte significava o desaparecimento do pai da moderna história infantil.