Canal Içara

Canal Içara

19 de janeiro de 2022 - 07:10
Cotidiano »
Em prevenção a alagamentos, Içara tem mais de 40km de rios desassoreados
Previsão para o trimestre ainda é de chuva próxima ou acima da média no trimestre
14/01/2022 às 08:29 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A previsão de chuva no trimestre de janeiro a março deve ser distinta entre as regiões de Santa Catarina. No Oeste a previsão é de chuva abaixo da média climatológica; no Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí a chuva será próxima ou abaixo da média; já no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí, a chuva prevista é próxima ou acima da média.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina aponta ainda chuva mal distribuída em todas as regiões. E como o verão é propício à incidência de temporais com raios, granizo, ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, quase 40 quilômetros de rios e córregos passaram por desassoreamento em Içara para responder a essa possibilidade.

“Içara tem selo prata da Defesa Civil justamente por essa precaução. Poucos municípios catarinenses têm este selo que, na região, apenas Içara e Criciúma têm”, comenta o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. “Tivemos algumas experiências ruins ao longo do ano em alguns pontos específicos e isso alertou para algumas medidas que já tomamos previamente”, destaca o supervisor de Obras do Município, Márcio Realdo Toretti.

Os trabalhos foram realizados no Rio dos Porcos, em especial no loteamento Vila Nova, que costumava ser impactado por cheias, além da limpeza e manutenção de bocas de lobo em áreas urbanas. A limpeza mais recente iniciou no canal Içara na área central da cidade até a Linha Esperança. Ainda assim, a Defesa Civil continua em alerta para eventuais alagamento em áreas vulneráveis como no loteamento Jussara, Mareli, Liri, partes do Centro, loteamento Vila Nova, Avenida Procópio Lima entre os bairros Cristo Rei e Raichaski, além de pontos específicos da SC-445.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias