logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Envolvimento familiar é fundamental para um bom desempenho escolar

Compartilhar:

Além de a família ser exemplo, é dentro de casa que também iniciam os estímulos para o desenvolvimento cognitivo. “Os pais precisam disponibilizar tempo com qualidade, dando mais atenção, respeito e amor aos seus filhos. Pais que se dedicam a educação dos filhos certamente não perdem tempo, ao contrário, só tendem a ganhar com isso, no presente e futuramente”, enaltece a psicopedagoga Mara Rejane Eliseu Goulart.

Cada família tem a sua estrutura e valores. Porém, todas devem dar incentivos e amparo quanto à educação dos filhos. A dica é estimular o contato com materiais didáticos desde cedo, a produção de resumos para a fixação de matérias teóricas e, no caso da Matemática, repetir as contas no mesmo dia em da apresentação do conteúdo. Além disso, os pais precisam passar uma mensagem positiva sobre a escola e o professor. Do contrário, pode-se provocar o bloqueio do aprendizado e a diminuição do rendimento.

“A parceria entre família e escola é fundamental para que ocorra troca de experiências, convivência, o acompanhamento das dificuldades e habilidades do educando. Os pais devem participar de reuniões com o corpo docente da escola e ter conversas com certa regularidade com os professores”, completa. “Pais separados precisam ter um bom relacionamento, de forma respeitável para continuarem a ajudar seus filhos na sua educação. Afinal, existe ex-marido e ex-esposa, mas não deixam de serem pais ou mães”, completa.