logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Ervas medicinais e seus poderes

Compartilhar:

Açafrão, figo, mel, babosa, castanhas. À primeira impressão, parecem ingredientes perfeitos para algum prato culinário. Para a irmã Inês Carozza, da Pastoral da Saúde de Içara, todos resultam em um medicamento natural para a prevenção ou tratamento de alguma doença.

A história das plantas medicinais iniciou muitos anos antes de Cristo, quando as pessoas recorriam às virtudes curativas das ervas já que, na época, não existiam médicos e medicamentos. A tradição, no entanto, vem sendo mantida até hoje. E basta a temperatura cair para as pessoas procurarem a pastoral em busca das “garrafadas”, como são chamados os xaropes infalíveis para tosse e problemas respiratórios.

“Remédio natural não tem contraindicação. É como uma fruta, que a pessoa come e traz inúmeros benefícios. Mas, claro, cada planta tem seu poder curativo e é específica a algum problema. Eu faço os medicamentos todos os dias e os produtos são retirados da nossa horta, no Colégio Cristo Rei. Todos naturais, sem agrotóxicos e preparados da melhor forma possível”, explica irmã Inês.

“Eu fiz diversos cursos pelo mundo a fora e me especializei nisso. São com as ervas que eu trabalho a vida inteira”, acrescenta. Natural da Itália, ela já morou no Canadá e na Austrália. “Temos clientes fiéis, que já possuem costumes que foram repassados pelas famílias. Mas temos também os jovens clientes, que confiam e conhecem o poder da cura e tratamento através das plantas”, ressalta.

O dinheiro arrecadado com a venda dos medicamentos é direcionado à Paróquia São Donato. Do lucro, é tirado apenas o valor para a confecção dos produtos. Segundo a irmã Inês, as ervas utilizadas vêm de diferentes lugares. “Sempre que viajamos, buscamos novas ervas. Eu trouxe do Canadá e muitos outros lugares. Então plantamos e mantemos em nossa horta”, comenta. A Pastoral fica atrás da Paróquia Matriz São Donato.