logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Escola Maria da Glória disputa prêmio estadual de promoção em saúde

Compartilhar:

A educação de Içara mais uma vez se destaca a nível estadual. Estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola Maria da Glória e Silva, do bairro Aurora, são finalistas do prêmio “Escola promotora da saúde”, promovido em conjunto pelas secretarias de Educação e de Saúde de Santa Catarina, que tratou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Para nós é um honra este reconhecimento. Mostra que realmente estamos no caminho certo, que a gente está conseguindo alcançar os objetivos da educação. Isso é muito importante e nos motiva a continuar melhorando cada vez mais. Esse projeto passou por várias etapas e foi escolhido como um dos três melhores, considerando projetos de muitas escolas de Santa Catarina. É trabalho de toda uma equipe e representa que estamos conseguindo passar nossos objetivos”, comemora a diretora da unidade escolar, Giziane Ramthun.

A escola do bairro Aurora é finalista da categoria impresso com o material “Homo sapiens versus Aedes aegypti”. Os içarenses concorrem à primeira colocação do prêmio com a escola Bruno Heidrich, de Mirim Doce, que desenvolveu o “Aedes aegypti? Aqui não!” e a escola José Duarte Magalhães, de Jaraguá do Sul, com “Alunos e professores no combate à dengue”.

“Para desenvolver este projeto, a gente teve aula, palestras, e também pesquisa feita por nós mesmos. Tivemos que nos aprofundar, buscar mais conhecimentos, para que pudéssemos fazer este trabalho. Foi algo muito interessante. Ao fazer o trabalho, pudemos conhecer ainda mais sobre esse assunto”, ressalta um dos alunos, Felipe Mesquita.

O trabalho envolveu também os estudantes Andriele Felisberto, Hercílio Pedro, Larissa do Nascimento e Victor Fernandes. Eles produziram o trabalho nas disciplinas de Biologia e de Língua Portuguesa. O material é composto por um panfleto de oito páginas com informações sobre o mosquito e ilustrações feitas por Larissa.

Ao todo, foram recebidos 71 trabalhos de 31 regionais da Secretaria de Educação. “Os trabalhos cumpriram com seu objetivo de promover a reflexão e a construção de conhecimentos acerca da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti. Percebemos que nossas escolas estão, sim, preocupadas em contribuir com um mundo melhor e formar pessoas que trabalhem a sustentabilidade e prevenção”, destaca a coordenadora do concurso, Rosimari Kock.

“É uma ação importante que está sendo realizada nas escolas da rede estadual, com envolvimento de alunos e professores, no intuito de criar ações para retirar do ambiente potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus no Estado”, considera o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, João Fuck.